Mito ou Verdade: Os homens são mais propensos a sofrer infarto que as mulheres

Data de publicação: 14/04/2022

eletrocardiograma

A OMS alerta que as doenças cardiovasculares são, juntas, a maior causa de mortes em todo mundo, à frente de tragédias naturais, guerras ou crimes! Mas quem é mais propenso a sofrer infarto, os homens ou as mulheres?

Para ser completa, essa pergunta necessita de duas respostas:

A incidência de infartos é maior nos homens!

Porém, a mortalidade é maior entre as mulheres, sendo que elas têm até 50% mais chances de morrer de infarto do que eles.

Existe uma série de fatores que explicam esses dados, como diferenças nos estilos de vida e de anatomia. Por exemplo, o calibre das artérias das mulheres é de menor calibre e assim de mais fácil oclusão. Mas essa diferença existe também porque os sintomas são frequentemente distintos para homens e mulheres.

Enquanto os homens, quando enfartam, sentem prioritariamente o clássico sintoma de dor no peito, as mulheres normalmente experimentam sintomas que se confundem com problemas gastrointestinais. Assim elas acabam demorando mais a reconhecer a gravidade da condição e a buscar ajuda.
Vale observar que na fase hormonal, pré-climatério e menopausa, a incidência de infarto do miocárdio é ainda menor nas mulheres, devido a proteção hormonal. Na fase pós-menopausa, as curvas de incidência de coronariopatias entre os sexos se aproximam.

Sabe o colesterol? O controle dele tem forte influência na saúde do seu coração. Mas será que ele é, necessariamente, um vilão? Descubra a diferença entre os tipos de colesterol, aqui!

CEMEL Especialidades Médicas
Contagem / MG
☎ (31) 3351-6309