Hebiatria

A hebiatria — de “Hebe”, deusa grega da juventude — é a especialidade médica dedicada ao estudo de doenças e disfunções características da adolescência, além do acolhimento e orientação do jovem sobre as mudanças desse período da vida.

O médico hebiatra se dedica ao lidar com os problemas do adolescente, lidando com a puberdade, menstruação, despertar sexual, vacinas da faixa etária, estirão de crescimento, problemas de desenvolvimento, disfunções hormonais e acolhimento psicossocial.

Cabe ao hebiatra:

• Acolher o jovem;
  • Dedicar parte da consulta a orientar, sanar dúvidas e medos do paciente em relação às mudanças do corpo;
  • Garantir sigilo ao paciente;
  • Acompanhar o desenvolvimento do adolescente, identificando qualquer tipo de problema;
  • Indicar tratamentos;
  • Indicar vacinas;
  • Orientação
  • Tratar cólicas menstruais;
  • Tratar acnes;
  • Tratar problemas de coluna (como escoliose);
  • Orientar o paciente sobre sexualidade;
  • Acompanhar qualquer doença que o paciente tenha, endoscopia, manometria e outros;
  • Realizar procedimentos cirúrgicos específicos (bariátrica e do refluxo, por exemplo);
  • Acompanhar a evolução do quadro do paciente;
  • Prescrever tratamento farmacológico;
  • Atuar na prevenção de DSTs;
  • Orientar sobre práticas que atenuem o problema do paciente e garantam uma melhor qualidade de vida.

Na Cemel você conta com essa e diversas outras especialidades. Entre em contato para agendamento particular ou conveniado.