Ter verruga não é uma coisa normal
Data de publicação: 10/05/2022
Certamente é algo bem comum, mas ter verruga não é uma coisa normal. Elas são tumorações benignas da pele, provocada por vírus, o HPV (papiloma vírus humano).
Por ser de fácil transmissão (toque ou contato com objetos contaminados) podem ser especialmente comuns na infância devido ao sistema imunológico ainda não desenvolvido da criança. Frequentemente, inclusive, ela contrai da mãe durante o parto. Dependendo do tipo, elas desaparecem sozinhas com o tempo ou necessitam de intervenção médica.
No caso de a verruga se manifestar na pele, o tratamento com um dermatologista deve resolver o problema sem dificuldade, mas devem ser consideradas com maior cuidado quando forem “anogenitais”. As verrugas desse tipo podem ser precursoras do câncer de colo do útero e de pênis. Nesse caso o mais indicado é que você consulte com o seu ginecologista ou urologista.
Existe, no entanto, uma forma de prevenção: A vacina do HPV está disponível para meninas com idade entre os 9 e 14 anos e para meninos de idade entre 11 e 14 anos, além de soropositivos ou pessoas transplantadas com idade entre 9 e 26 anos.
CEMEL Especialidades Médicas
Contagem / MG
☎ (31) 3351-6309