Infecção Urinária em Mulheres: Quais são os Tipos e como Previnir?

Data de publicação: 28/11/2021

infecção urinária

As infecções urinárias acontecem quando bactérias têm a oportunidade de proliferar na uretra, geralmente avançando pelo trato urinário, sendo a Escherichia coli a mais comum delas.
Embora afete ambos os sexos, elas são mais comuns nas mulheres do que nos homens, devido às características anatômicas: na mulher a uretra está mais próxima da vagina e do ânus, de onde as bactérias normalmente migram, enquanto nos homens, a uretra é mais longa — percorrendo a extensão do pênis — e consequentemente mais afastada.
São sintomas de infecção urinária:

✅Ardência ou dor ao urinar;
✅Maior necessidade e urgência de micção;
✅Dores abdominais;
✅Urina com sangue ou cheiro forte;
As infecções urinárias são divididas de acordo com a região afetada. São elas:
✅Cistite: quando chega a afetar a bexiga;
✅Pielonefrite: quando afeta os rins, a mais grave dentre elas;

O tratamento geralmente é realizado com uso de antibióticos receitados por um médico. Muitas vezes os pacientes interrompem o uso da medicação antes do indicado por já sentirem a melhora, mas é essencial seguir com o tratamento até o final, para evitar o retorno da infecção.

Quando não tratado, se chegar a afetar os rins, pode comprometer o órgão da maneira grave. Existem, no entanto, algumas boas práticas que ajudam a prevenir:

✅Beba bastante água;
✅Realize a higiene íntima após usar o banheiro com cuidado — no sentido da uretra para o ânus, e nunca o contrário;
✅Urine antes e depois de uma relação sexual;
✅Não retenha urina por muito tempo;
✅Sempre lave bem as mãos;

Clínica Cemel⠀
Av. José Faria da Rocha, 4133 – Eldorado, Contagem – MG⠀