Hipotireoidismo vs Hipertioreoidismo

Data de publicação: 21/01/2022

hipertireoidismo hipotireoidismo

A tireoide é uma glândula endócrina, em formato de “borboleta” (apresenta dois lobos) localizada no pescoço logo abaixo do pomo de adão.

Ela é responsável por realizar uma função essencial no “gerenciamento” do metabolismo no corpo humano. Isso se dá através do processamento e conversão do TSH (hormônio tireoestimulante) produzido no cérebro nos hormônios tiroxina (T4) e triiodotironina (T3), pela glândula tireoide.

Através da produção desses hormônios a tireoide regula a produção de energia do nosso organismo, adequando-a ao gasto. Desta forma, também, condiciona o funcionamento dos órgãos, controla a velocidade de funcionamento e o gasto de energia de cada um deles.

SINTOMAS

Quando a tireoide não funciona adequadamente, isso acarreta uma série de problemas para a saúde e qualidade de vida do indivíduo. Existem duas condições principais que afetam o funcionamento da tireoide, uma quando a produção de hormônios está aquém da quantidade adequada, o “hipotireoidismo”, e outra quando produz além do necessário “hipertireoidismo”.

Hipotireoidismo / Hipertireoidismo
• Pele seca e fria / – Sudorese abundante
• Metabolismo lento / – Metabolismo hiperativo
• Sonolência / – Insônia
• Redução da Frequência Cardíaca / – Aumento da Frequência Cardíaca
• Apatia / – Nervosismo e Irritação
• Sensível aumento de peso / – Perda de massa muscular
• Sensibilidade ao frio / – Sensibilidade ao calor
• Redução da atividade cerebral / – Prejuízo na capacidade de tomada de decisões
• Lentidão dos reflexos / – Tremores
• Alterações menstruais / – Olhos saltados
• Perda de libido masculina / – Taquicardia
• Inchaço duro / – Bócio
• Redução do apetite / – Agitação
• Perda de cabelo / – Perda de cabelo
• Intestino preso / – Intestino solto

CAUSAS DOS PROBLEMAS

As doenças da tireoide vêm se tornando mais comuns à medida que a capacidade de as diagnosticar se dissemina, o que significa que muitas pessoas já sofriam com elas sem saber.

Existem algumas possíveis causas para os problemas de tireoide:

Hipotireoidismo:
• Tireoide de Hashimoto é uma doença autoimune que provoca a redução gradativa da glândula.
• Falta ou excesso de iodo na dieta;

Hipertireoidismo:
• Doença de Graves é uma condição hereditária caracterizada pela presença de um anticorpo no sangue que estimula a produção excessiva dos hormônios da tireoide;
• Bócio é o aumento da glândula tireoide que, quando apresenta nódulos, produz os T3 e T4 mesmo sem a interferência do THS.

O Diagnóstico é realizado através da dosagem dos hormônios TSH, T3 e T4.
Uma grande concentração de TSH e baixa dos outros dois caracteriza hipotireoidismo, enquanto a baixa concentração de TSH e alta dos demais, caracteriza o hipertireoidismo.

TRATAMENTOS

O tratamento é determinado de acordo com a causa da doença, sendo que em alguns casos existe a possibilidade de cura, enquanto em outros apenas é possível realizar o controle.

No Hipotireoidismo é realizada a reposição hormonal, o que deverá ser realizado no decorrer de toda a vida.

No Hipertireoidismo, é prescrevido medicação que reduz a produção hormonal. Podendo, dependendo da avaliação médica, ser utilizado iodo radioativo ou cirurgia de remoção da glândula. Nesse caso a pessoa também necessitará de reposição hormonal.

VOCÊ PRECISA SABER
• O teste do pesinho é capaz de detectar hipotireoidismo congênito, que afeta cerca de 1 em 4.000 recém-nascidos, e é a maior causa de retardo mental;
• Problemas de tireoide afetam mais mulheres do que homens, mas é comum em ambos;
• Cerca de 10% das mulheres acima dos 40 anos e 20% acima dos 60 manifesta algum problema de tireoide;
• Disfunções da tireoide podem acontecer em qualquer idade;
• Estima-se que cerca de 60% da população brasileira poderá desenvolver algum nódulo na tireoide;
• Com tratamento adequado, a pessoa com qualquer uma das disfunções de tireoide pode ter uma vida normal;
• O nome da glândula vem do grego, devido ao seu formato: thyreós (escudo) e oidés (forma de).

CELEBRIDADES COM PROBLEMAS DE TIREOIDE

À medida que a compreensão e o diagnóstico das doenças que afetam a tireoide aumentam, mais pessoas são diagnosticadas com elas.

Nem mesmo as celebridades estão imunes, veja alguns exemplos:
• Ronaldo Fenômeno (Hipotireoidismo)
• Hillary Clinton (Hipotireoidismo)
• Gina Rodriguez (Hipotireoidismo)
• Missy Elliott (Hipertireoidismo)
• Gail Davers (Hipertireoidismo)
• George W Bush e Bárbara Bush (Hipertireoidismo)
• Monique Alfradique (Hipotireoidismo)
• Cleo Pires (Hipotireoidismo)
• Kelly Key (Hipotireoidismo)
• Pitty (Hipotireoidismo)