Cirrose: quando não é apenas uma saideira.

Data de publicação: 18/01/2022

cirrose

A Cirrose é uma doença crônica que afeta o fígado, provocada pelos vírus B, C e D da Hepatite, mas também, e principalmente, pelo consumo abusivo de álcool (frequentemente relacionado a uma dessas condições). Apenas em 2015, segundo estudo da Revista Brasileira de Epidemiologia, foram quase 19 mil mortes pela doença.

Ela é caracterizada pela fibrose e formação de nódulos no fígado, que prejudicam a circulação sanguínea. Nesse processo as funções do órgão de produção de bile, de produção de proteínas, de controle do açúcar no sangue, metabolização do colesterol, de medicamentos e do álcool, é gradualmente comprometida.

“Gradualmente” porque a doença, uma vez instalada, não tem cura, mas pode ser tratada, o que minimiza e atrasa os efeitos deletérios e a eventual falência do órgão. O tratamento tem como base — embora não se resuma a — em eliminar o causador da doença da vida da pessoa, seja o álcool, seja tratar o vírus da hepatite.

Você conhece alguém que tenha sofrido com a cirrose, ou mesmo que consuma álcool em excesso e acha que esse tema é particularmente interessante? Curta e comente, mande suas dúvidas, que responderemos.

Clínica Cemel⠀
Av. José Faria da Rocha, 4133 – Eldorado, Contagem – MG⠀
☎(31) 3351-6309⠀