Conheça a Fibromialgia e os seus Sintomas

Data de publicação: 06/06/2022

Fibromialgia

Conheça a Fibromialgia e os seus Sintomas. De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) a Síndrome da Fibromialgia afeta pessoas de qualquer idade, principalmente entre os 30 e 60 anos e, sobretudo (mas não apenas) as mulheres.

Ela é uma condição clínica na qual o sistema nervoso do paciente, por razões ainda não completamente compreendidas, torna os menores estímulos em fontes de dor, sem, no entanto, apresentar sinais de inflamação no local.

Essa é uma condição que, frequentemente, pode ser incapacitante. Quando manifestada, a somatória dos seus sintomas dificulta a capacidade da paciente de levar uma vida plena até mesmo na realização das tarefas cotidianas.

Sintomas

Decerto a persistente dor difusa (que perdura por mais de 3 meses) e espalhada por todo o corpo é a manifestação mais característica da síndrome. Com frequência, também, a fibromialgia provoca:

  • Depressão;
  • Problemas intestinais;
  • Alterações no sono, que não proporciona descanso;
  • Fadiga;
  • Acordar dolorido;
  • Bexiga sensível;
  • Sensação de amortecimento nas extremidades;
  • Maior sensibilidade a estímulos ambientais.

Tratamento

Como a causa da Fibromialgia não é completamente compreendida, os tratamentos disponíveis visam os sintomas, melhorando assim a qualidade de vida da paciente.

O médico pode prescrever medicamentos para as dores, mas o tratamento como um todo tem como objetivo adaptar o estilo de vida do paciente para um mais saudável. As atividades físicas, especialmente aquelas aeróbicas, tem demonstrado grande capacidade de fortalecer o organismo e minimizar os sintomas, garantindo uma melhora na qualidade de vida.

Se você apresenta esses sintomas, não se auto medique, procure atendimento em uma clínica da dor para o correto diagnóstico e para a prescrição do tratamento adequado.

Aqui vai um alerta

Um relato universal dos pacientes de fibromialgia é a experiência do descaso de conhecidos e até mesmo médicos que, muitas vezes por anos, descartaram as reclamações desses pacientes ao não encontrarem uma causa clínica para os sintomas relatados.

A Fibromialgia é uma condição real e séria. Exames neurológicos evidenciam a atividade cerebral referente à dor experimentada por esses pacientes mesmo que outros exames não apontem algum problema.

CEMEL Especialidades Médicas
Contagem / MG
☎ (31) 3351-6309